Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A importância da leitura na adolescência


Vivemos em um mundo digital, hoje em dia os assuntos dos adolescentes giram, sobretudo em torno do virtual: Twitter, Orkut, Facebook e blog´s são de conhecimento de todos.

Com isso, vale à pena refletirmos como fica os livros na vida dos mais jovens. Será que a internet está afastando os adolescentes dos livros? Será possível que com tantos recursos tecnológicos os jovens ainda se encantem com a leitura de contos, crônicas, poesias e romances?

Quero crer – e torço pra isso – que os livros não serão esquecidos pelos mais jovens. Se analisarmos friamente, os dados são animadores.
Dos dez livros mais vendidos no Brasil, Stephenie Meyer, escritora que tem como público forte os jovens, aparece com quatro obras: Amanhecer, Lua Nova, Crepúsculo e Eclipse. É muito comum ver adolescentes circulando com a obra da escritora.

Podemos citar também a escritora brasileira Thalita Rebouças, que é a autora queridinha das garotas brasileiras.

Thalita Rebouças faz sucesso com os livros: “Fala Sério, Amiga”; “Fala Sério, Pai”; “Fala Sério, Mãe” entre outros Fala Sério. A escriba foi uma das mais badaladas na 14° Bienal Internacional do Rio de Janeiro. Muitas das leitoras de Thalita Rebouças afirmam categoricamente que se tornaram leitoras única e exclusivamente por conta da autora brasileira. Penso que não importa o tema da leitura. O importante é a leitura em si!

É imprescindível que a literatura seja fomentada nos bancos escolares desde bem cedo, pois somente com a leitura os adolescentes de hoje, se tornarão adultos capazes e competentes amanhã.

Portanto, frequentar a biblioteca do colégio deve ser tão – ou mais – natural quanto visitar o laboratório de informática para postar mensagens no Twitter ou ver as novas fotos dos amigos no Orkut. Nada mais verdadeiro que o jargão: “Se com a internet você navega, com os livros você voa”. E você, tem voado bastante?

*Éber Sander é escritor autor do livro “Perguntas Indiscretas – e outros contos e crônicas”

Um comentário:

  1. Adorei! Concordo totalmente com você. Tenho 15 anos e não consigo entender como minhas amigas (os) não gostam de ler. Tenho um Blog, procuro manter meu twitter atualizado, sou viciada em facebook, mas os livros sempre encontram um lugar em meio a isso tudo. Mas sinceramente, nunca (ao menos para mim), nenhuma rede social chegará aos pés de um bom livro!

    ResponderExcluir